sexta-feira, 22 de julho de 2016

Capítulo 02 - Bastidores

Neste capítulo - capítulo 02, vemos muitos acontecimentos que no decorrer dos próximos capítulos os fatos serão encaixados. E a morte da mãe do Gabriel e sua reação ao ver o pastor Evangelista em sua casa foi algo marcante em minha vida.
Foto: PixaBay

A revolta da morte

A morte é o maior desafio da humanidade. Não é por acaso que a tão sonhada "fonte da juventude" não é vista como manter a beleza, mas sim permanecer vivo.

Há algo muito  curioso sobre a morte. Sabia que há um período que começamos a morrer? Quer saber como calcular quando você começou a morrer? Então faça as contas:

01 - Escreva a sua data de nascimento;
02 - Escreva a data atual - hoje;
03 - Calcule quantos anos tem entre a sua data de nascimento e a data de hoje.

O resultado, será quantos anos você começou a morrer - a sua idade. Sim eu sei, é assustador. Começamos a morrer no dia do nosso nascimento. Células do nosso corpo começam a desaparecer a medida que outras vão se desenvolvendo e morrendo. Então aquela máxima: Para morrer basta estar vivo é confiável.

Na cena em que Gabriel, seu pai e a dona Lorena estão no quarto, no leito de morte da mãe do Gabriel e chega o pastor Evangelista, foi um relato baseado com o que aconteceu comigo.

Lembro que eu estava na área de casa no bairro da Bela Vista, em Fortaleza-CE, onde morei até os meus 21 ou 22 anos. O corpo de minha mãe - Rosa (daí a rosa ilustrando esta postagem) iria ser velado no dia seguinte, quando passavam pela rua um grupo de irmãos que se dirigiam - provavelmente, para a Assembleia de Deus Bela Vista, que ficava a dois quarteirões de minha casa.

Um dos irmãos, entrou em nossa casa e veio falando que havia ouvido que uma pessoa morrera ali. Ele veio falar do amor de Deus. E, como descrito no livro A Cidade, não dei tempo dele falar nada, fui logo expulsando o mesmo e alguns outros irmãos que "pensavam" em entrar. Escrever a cena da morte da mãe do Gabriel, me fez reviver toda a situação da morte de minha mãe.


O medo da morte

Muitos irmãos dizem que, ao morrerem, irão para os braços de Cristo. Certa vez, durante um de minhas pregações que fiz em um retiro no carnaval de 2015, tratei da seguinte forma a ideia da morte.

- Quem aqui ao morrer vai para o céu?

As pessoas glorificavam com muita intensidade. Ouvia palmas, aleluias e glórias. Mas continuei minha fala.

- Quem aqui tem medo de morrer?

Neste momento, pude observar que alguns demoraram para erguer as suas mãos. E a diferença da quantidade dos quem iriam para o céu e de quem tem medo de morrer foi significativa, mas mesmo assim, muitos levantaram as mãos.

- Quem aqui aceita ir agora para o céu? Sim. Deixar tudo, família, emprego, amigos, para ver a Cristo?

Acho que eles não esperavam por esta pergunta capciosa. Talvez um grupo de 08 à 10 pessoas ergueram suas mãos. Mas as glórias e aleluias acabaram.

Então finalizei.

- Quem aqui pode orar comigo para que Deus leve a sua vida agora, pelo simples fato de que você ama tanto a Cristo que, o que mais gostaria era de abraçá-lo agora? Mas não levante a mão se você está doente ou triste, faça isto se tiver feliz consigo mesmo, mas o seu amor por Cristo é tão grande que gostaria de estar com Ele agora.

Adivinhem só. 05 pessoas levantaram as mãos. Alguns jovens e um senhor.

É como a ideia de que todo mundo é ateu até o avião começar a cair. Certa vez, em um grupo de ateus, um outro irmão colocou este caso no grupo. Uma das respostas foi que se o avião tivesse cristãos, orariam para que deus os livrassem. Mas a pergunta que fica é: Se estar com Cristo é o sonho de todo cristão, qual o motivo de desejar tanto ficar por aqui? Seria medo de estarmos errados? Seria a falta de fé? Seria porque ainda temos muitos pecados e receosos de nossa salvação?

Petrus, D'Boas, Pastor Evangelista e Mateus

O prof. Petrus Augustus dos Santos, foi uma sugestão de nome de minha esposa que teve um professor de filosofia com o nome Petrus. A imagem que usei para conceber o personagem foi de um professor de filosofia cuja a sua foto eu vi na internet. Mas passado alguns dias escrevendo sobre o Petrus, acabei esquecendo como era o rosto do meu muso inspirador. Foi então que acabei assumindo um outro rosto em meu pensamento quando me refiro ao professor Petrus. Apresento-lhes Rob Schneider.


Tinha um problema. Eu não sabia o nome dele na vida real, bem tão pouco me lembrava de um filme que ela havia feito. Fiz buscas na internet pelo termo: Atores de filme de comédia americano. Mas não o encontrava dentre os tais. Então passei a pesquisar: Filmes de comédia americano. E após ver alguns cartazes de filmes, acabei encontrando um estrelado por Rob Schneider, era o filme Gigolô por acidente.

Já no caso do D'Boas, já havia comentado anteriormente aqui, do mesmo ter sido inspirado no Sérgio Loroza.

Acho que posso colocar aqui uma dica para quem, assim como eu, está começando: Adote alguns personagens da sua história como se fosse atores que mais se assemelham fisicamente com os seus. Faça as cenas em sua mente como se fosse um filme. Assim perceba a luz, descreva o objeto de cada cena, a expressão corporal de cada um. O vestuário também é importante. Veja como seria cada cena, fazendo-a acontecer em sua mente e se alguma coisa saiu errado, volte e refaça - corta e ação. Monte tudo em sua mente e depois simplesmente escreva descrevendo o que imaginou.

O pastor Evangelista teve uma mudança e sua condição física. O ator para este personagem é Peter Dinklage.


Peter Dinklage fez sucesso no filme X-Men Dias de um Futuro Esquecido e mais recentemente da série Game of Thrones. A imagem mais comum em meu pensamento é quando ele fez o filme do X-Men o qual usava um óculos.


Dr. Ricardo Drawincks

Este não teve nenhum ator para me inspirar. É apenas o autor do livro Deus DEUSumano. Sendo apenas uma referência ao livro Deus um delírio. Se pesquisar na internet sobre este livro e ler o nome do escritor, saberá o motivo do nome do autor do livro em nossa história.

Mateus

Este é o personagem mais próximo a mim. Visualizo um amigo que conheci quando fui fotografar o Festival de Esperança aqui em Fortaleza-CE. Embora já tenhamos conversado sobre "a sua participação" em meu livro, somente quando estava escrevendo esta postagem lhe pedi autorização para usar uma de suas fotos... no aguardo para os bastidores do capítulo 03, certo "mano" rs...

A doença do pai do Gabriel

Este capítulo mostra a falta que a mãe do Gabriel faz para o seu pai. A descrição mais forte que escrevi foi na cena em que Gabriel chega em casa:
"Por muitas vezes o encontrava chorando pelos cantos da casa. Arrastava uma cadeira de balanço para um cômodo e outro e ficava ali parado. Mesmo quando na sala, assistindo a partidas de futebol em um TV de última geração e com um som que praticamente o transportava para dentro dos estádios, seu olhar se perdia e uma lágrima, quase que imperceptível, escorria do seu rosto em muitas ocasiões ao dia. Era muito comum vê-lo sentado virado para a porta de entrada da nossa casa como que se esperasse alguém adentrar por ali. E eu sei quem ele esperava."
E o maior desafio nesta descrição, não foi nem tanto imaginar a cena, foi escrever depois de ter imaginado. Sabe, parece até loucura, mas escrever está se tornando algo muito forte. Não consigo escrever se eu não tentar colocar sentimentos a flor da pele. Se um personagem está triste, penso em algo do gênero para escrever melhor a cena.

Os deboches sobre Deus

Uma coisa que me deixa apreensivo, é quando escrevo alguns deboches sobre Deus. Para isto, lembro-me do tempo em que eu passei debatendo com ateus em páginas no facebook e comentando vídeos no youtube.
E também tive uma experiência bem interessante quando fui ministrar um treinamento de Atendimento a clientes na cidade de Ipú-CE. Na ocasião, durante uma dinâmica, eu acusava Deus de diversas coisas. Os quase quarenta alunos buscavam defendê-lo. Foi uma noite em que, perto do final da dinâmica, um dos alunos revoltou-se contra mim e pediu esclarecimentos sobre a minha fé já que eu dizia ser evangélico. Alguns alunos tiveram que segurá-lo na cadeira para que ele não viesse para cima de mim.
Ao final de tudo, esclareci todas as acusações que havia levantado e ficamos bem. Vale ressaltar que haviam três dinâmicas e por sorteio, atacar a Deus foi escolhido. Havia orado muito o dia inteiro pedindo que Deus me desculpasse caso a dinâmica sobre Ele fosse escolhida.

Uso de drogas

Gabriel passa a fumar maconha que foi oferecido por D'Boas depois do encontro com o pastor Evangelista. Isto vai ser desenrolado com na trama com o tempo. O fato do D'Boas ter um bar próximo a universidade também terá um acontecimento bem peculiar.

A paixão do Gabriel

Ana é a namorada e futura noiva do "irmão" do Gabriel, Mateus. Gabriel demonstra um sentimento por ela de uma forma incomum pois nunca havia se apaixonado. O sentimento por Ana discorre no final do capítulo 02 e será intensificado no capítulo 03.
A trama amorosa agora ganha início e muitas emoções - posso garantir, virão nos próximos capítulos.

O que vem por aí

Já digitei o capítulo 03, vou iniciar a revisão e espero que até segunda, dia 25, eu já publique o terceiro capítulo. No mesmo iremos ler sobre a paixão entre Gabriel e Ana. Teremos a aparição de mais uma personagem, A Beatriz. Uma linda morena que irá abalar e confundir a mente de Gabriel.

O noivado de Mateus e Ana é marcado e festejado e muita coisa acontecerá nesta festa. Pela primeira vez tive que reescrever uma cena devido o relato de Gabriel em uma cena de sexo... meus amigos... no dia que escrevi pela primeira vez eu não consegui dormir primeiro e quase tive que mudar a categoria do livro de espiritual para erótico tamanha foi a descrição que fiz na primeira versão da cena.
Bom é isso. Espero que esteja acompanhando as minhas postagens e tenho um convite para lhe fazer. Estou pensando em enviar os capítulos para umas três pessoas que queiram ler antes da publicação no WattPad. Seria para receber um feedback antes da publicação, apontando melhorias, erros, ou até mesmo coisas para acrescentar. Então que acha, posso contar contigo? Se sim, entre em contato através dos comentários.

Até breve.

Se ainda não leu o capítulo 02, clique na imagem abaixo.

https://www.wattpad.com/283269651-a-cidade-cap%C3%ADtulo-02

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Muito obrigado por comentar. Estarei lendo o seu comentário e em breve darei retorno.